Descubra quais os cuidados necessários com a pele! - Itesc
BLOG ITESC | Dicas de saúde

Descubra quais os cuidados necessários com a pele!

Confira as dicas sobre pele, tipo correto de filtro solar e a temida queda excessiva de cabelo.

Para cuidar da pele no dia-a-dia, existem várias opções. Em primeiro lugar, é necessário utilizar o filtro solar diariamente, faça chuva ou sol, durante inverno ou verão.

Em segundo lugar, é preciso cuidados com o banho: a maioria das pessoas utiliza a água muito quente, usa muito sabonete, procura comprar sabonete antibacteriano por acreditar que este é melhor, exagera no uso de buchas, o que não é recomendado. Temos uma camada protetora da pele e não há motivos para todos os dias danificá-la.

É indicado utilizar hidratantes que servem para que a pele não inflame, nem que haja dermatites (inflamações na pele).

A dermatologista, Dra. Camila Boff, esclarece as principais dúvidas sobre cuidados com a pele e dá dicas também sobre a temida queda excessiva de cabelo. Confira o vídeo!

 

 

Sobre o protetor solar ideal

Para escolher o filtro solar corretamente, é simples. É preciso respeitar que o FPS (fator de proteção solar) seja 30 ou mais. Acima de 30 o produto fica mais caro e a proteção não é tão maior assim, por isso, com 30 a pele já está bem cuidada. Outra dica é provar o filtro solar na mão para experimentar a textura. Além disso, sempre ler no frasco proteção contra UVA e UVB (raios ultravioleta).

A quantidade recomendada de filtro solar é uma colher de chá cheia. Ao fazer isto, a maioria das pessoas vai perceber que sobrará produto, então, o correto é sempre aplicar duas camadas, para que o rosto fique bem coberto.

 

Outras dicas:

- Quando uma pinta começa a modificar (sangrar, mudar de tamanho, coçar), é preciso consultar um dermatologista;

- Os cuidados são importantes desde cedo. O principal período de cuidar para evitar o câncer de pele é de 0 a 10 anos, portanto, cuidar da pele das crianças é fundamental, pois é onde acontecem a maioria das mutações que no futuro podem ocasionar o câncer de pele;

- Fazer o auto exame é recomendado (uma vez por mês ficar pelado em frente ao espelho e se observar frente e verso). Percebendo algo diferente, é importante procurar um dermatologista;

- Quem tem melasma (mancha no rosto) precisa utilizar filtro solar com cor, pois ele protege contra visível (de casa, computador, celular) e não apenas da luz solar. Outra opção é utilizar uma base em cima do protetor solar.

 

Sobre queda de cabelo

Perder até 100 fios de cabelo é normal. Uma maneira de perceber se tem algo errado é na hora de prender o cabelo: se o volume diminuiu junto com a queda diária, é preciso procurar o dermatologista. O profissional solicitará alguns exames e encaminhará o tratamento adequado para reverter a situação.

Por:

Dra. Camila Boff

Conheça nosso convênio de saúde!

São mais de 12 mil profissionais credenciados na área da saúde. Conheça todos os nossos benefícios.

Notícias relacionadas - Dicas de saúde

VER MAIS