Dúvidas sobre os tratamentos prescritos pelo seu médico? - Itesc
BLOG ITESC | Dicas de saúde

Dúvidas sobre os tratamentos prescritos pelo seu médico?

Conheça o serviço de Atenção Farmacêutica Clinica e saiba como você e sua família podem ter o acompanhamento correto sobre o uso de medicamentos.

Você já teve dúvidas sobre os tratamentos prescritos pelo seu médico? Ou sobre qual dosagem utilizar para seu filho? E quando esquece de tomar um comprimido, o que você faz?

Dúvidas sobre o uso de medicamentos são muito comuns, sejam eles controlados ou não, vendidos com ou até mesmo aqueles vendidos sem receita, e afligem muitas pessoas principalmente quando o tratamento é para uma criança ou idoso, causam transtornos e em grande parte dos casos resultam em tratamentos que não refletem o efeito esperado ao paciente.

 

 

O que é a Atenção Farmacêutica Clínica?

A atenção farmacêutica clínica é um conjunto de ações realizadas por farmacêuticos para orientar e acompanhar o paciente quanto ao uso adequado dos medicamentos. Ao mesmo tempo, ele colabora para evitar possíveis problemas indesejados durante o uso da medicação, mas, caso eles ocorram, o farmacêutico deve buscar uma solução para auxiliar o paciente.

Para que serve?

Este serviço tem como intuito identificar, avaliar e intervir as interações medicamentosas do paciente, a fim de viabilizar o acompanhamento da eficácia e da efetividade dos tratamentos prescritos, além de sanar dúvidas sobre uso de medicamentos, dosagens, reações adversas e precauções durante o uso.

Para quem é indicado?

É indicado para todas as pessoas que utilizam ou irão utilizar medicamento em algum momento, porém existem alguns grupos onde a aplicação deste serviço é mais importante, como pais de crianças que recorrem freqüentemente a tratamentos medicamentosos, pessoas ou até cuidadores e/ou responsáveis por pessoas que necessitam de medicação, seja ela de uso contínuo ou até mesmo medicamentos controlados.

Qual objetivo deste serviço?

O objetivo maior da atenção farmacêutica, é que o paciente, junto ao farmacêutico, possa acompanhar a eficácia do seu tratamento, e quando tiver a necessidade de utilizar algum outro medicamento por algum outro motivo, possa pedir auxílio a este farmacêutico e não ao vizinho ou familiar, deixando de realizar a automedicação sem o acompanhamento deste profissional.

Perspectivas para o futuro

Este é um serviço que vem crescendo bastante e sendo trabalhado de diversas formas, inclusive sendo prestado através de atendimentos idênticos aos presenciais, porém via telefone ou chat-online, ajudando aqueles que não podem se deslocar a uma farmácia sempre que tem dúvida sobre um medicamento e podem resolver tudo isso rapidamente de casa.

A expectativa é de que esse serviço seja cada vez mais oferecido nestes novos formatos, para que seja possível acompanhar os tratamentos de um volume maior de pacientes.

Sobre o autor:

Thamiris Pereira Brognoli - CRF SC: 14061 | CRF RS: 1 17245

Farmacêutica graduada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Conheça nosso convênio de saúde!

São mais de 12 mil profissionais credenciados na área da saúde. Conheça todos os nossos benefícios.

Notícias relacionadas - Dicas de saúde

VER MAIS