O que você sabe sobre o câncer de próstata? - Itesc
BLOG ITESC | Dicas de saúde

O que você sabe sobre o câncer de próstata?

Este é o tipo de câncer mais incidente no homem

O câncer de próstata não causa nenhum sintoma, nenhum sinal, por isso, a prevenção é a solução contra esta doença. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe o vídeo. Dr. Jaime Monterroso, urologista, tira as principais dúvidas.

 

 

A próstata é um órgão masculino que tem uma função na fase reprodutora do homem, porque produz o líquido seminal, que transporta os espermatozóides para fecundar a mulher. É um órgão importante na fase reprodutiva. Os principais problemas prostáticos são a hiperplasia prostática benigna (crescimento da próstata em função da idade) e o câncer prostático que se instala a nível periférico da próstata. Por isso, é importante que todo homem, após os 40, 45 anos de idade fazer o exame preventivo, principalmente para detectar câncer. Na hiperplasia, (quando ela cresce demais), causa uma obstrução uretral e pode causar problemas urinários.

 

Como é feita a prevenção?

A recomendação é uma vez por ano o preventivo, porque é possível encontrar alguma alteração ou nódulo logo no início, o que propicia um tratamento curativo. Se o câncer avançar, torna-se mais difícil o tratamento.

 

Quais os principais sintomas?

O câncer não causa nenhum sintoma, nenhum sinal, por isso, a prevenção é a única arma contra esta doença. Isto inclui um bom exame físico, um toque retal, que deve ser feito por um urologista experiente e junto o exame de sangue. Não é preciso ter medo, pois não é doloroso e é importante para o homem.

 

Como é feito o tratamento?

Quando detecta-se o câncer prostático, o tratamento é o cirúrgico. Extrai-se todo órgão, junto as vesículas seminais e em alguns casos mais avançados, uma linfadenectomia pélvica, com intuito de erradicar os gânglios linfáticos, que poderiam estar comprometidos. Para a hiperplasia prostática benigna, utiliza-se medicamentos.

 

Sobre o autor:

DR. Jaime Monterroso, Urologista, CRM RS15976

Conheça nosso convênio de saúde!

São mais de 12 mil profissionais credenciados na área da saúde. Conheça todos os nossos benefícios.

Notícias relacionadas - Dicas de saúde

VER MAIS