Vai precisar de um tratamento de canal? E agora? - Itesc
BLOG ITESC | Dicas de saúde

Vai precisar de um tratamento de canal? E agora?

Um dos procedimentos mais freqüentes no mundo da odontologia, mas, poucas pessoas sabem exatamente do que se trata e como funciona.

O que é o tratamento de canal?

Tratamento de canal nada mais é do que a limpeza, a modelação e a obturação da raiz inflamada de um dente já machucado pela cárie.

Quais os sintomas?

- Sensibilidade a temperaturas quentes e frias; 

- Dor de dente que pode durar horas;

- Dor irradiada para outros dentes;

- Sensibilidade ao mastigar;

- Dor pulsátil.

Quando é mais aconselhável fazer o tratamento de canal?

Mas, de fato, se torna necessário quando a polpa do dente é contaminada, causando a entrada de bactérias e conseqüentemente, a dor.

Como é feito o tratamento?

No tratamento, que pode ocorrer em duas ou até mais sessões, o profissional usa equipamentos específicos para "abrir o dente" e realizar uma limpeza ali dentro, extraindo a polpa comprometida. Em seguida, aplica uma substância para matar as bactérias presentes. Em um segundo momento, o especialista usa um material de obturação para rechear o espaço ocupado pela polpa, mantendo, assim, a carapaça do dente.

O tratamento é dolorido?

O tratamento de canal costuma não dor na hora. Porém, como este é uma pequena cirurgia, pode sim causar alguns incômodos depois, dependendo da intensidade de inflamação e ou grau de infecção.

Qual a prevenção?

Para a prevenção, o aconselhável é aderir às regras básicas da higiene bucal: escovar os dentes e passar o fio depois das refeições e visitar o consultório odontológico pelo menos uma vez por ano.

 

Sobre o autor:

Dr. Maicon de Souza Pereira

CRO 14471

Cirurgião Dentista formado pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, atua em seu consultório LaVie Saúde em Araranguá/SC.

Realiza os seguintes procedimentos: implantes dentários e enxertos, próteses, tratamento de canal mecanizado, estética (restaurações, profilaxia, clareamento caseiro ou a laser, lentes de contato dentais, facetas e porcelanaria), harmonização orofacial (botox e preenchimento), extrações de Siso e extrações em geral, instalação e manutenção de aparelhos ortodônticos.

Conheça nosso convênio de saúde!

São mais de 12 mil profissionais credenciados na área da saúde. Conheça todos os nossos benefícios.

Notícias relacionadas - Dicas de saúde

VER MAIS