Após período de festas e férias, nutricionista explica como iniciar reeducação alimentar - Itesc
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Após período de festas e férias, nutricionista explica como iniciar reeducação alimentar

Confira algumas dicas para iniciar o ano se alimentando bem

A maioria das pessoas foge um pouco (ou muito) da alimentação adequada e saudável no período das festas de fim de ano e férias de verão. Um velho ditado diz que “o ano brasileiro começa mesmo só depois do Carnaval”, sendo assim, agora que o ano finalmente começou, conversamos com a nutricionista credenciada ao Itesc Card, Pauline Maccari, para dar dicas de como melhorar os hábitos alimentares e viver bem em 2020.

De acordo com a profissional, o primeiro passo é melhorar o cardápio, sem a intenção de somente perder peso. Também é preciso acabar com os exageros na alimentação, pois as consequências do excesso podem levar até uma semana para serem neutralizadas.

“As bactérias presentes em nosso sistema digestivo sofrem um impacto quando ingerimos alimentos ricos em gordura, com glúten, lactose, e etc.  Comer demais pode sobrecarregar o sistema digestivo causando má digestão, além de provocar desconfortos como refluxo e dores abdominais. Para recuperar os malefícios, varia de acordo com os excessos - entre três dias e uma semana”.

Quem deseja, além de melhorar os hábitos alimentares, perder peso, Pauline explica que não basta substituir os alimentos. “Não basta trocar um pão branco por um integral, temos sempre que reduzir a quantidade ingerida para poder perder peso. Se o objetivo for esse, deve-se melhorar a qualidade e reduzir a quantidade dos alimentos ingeridos”.

Para aqueles que exageraram e querem iniciar uma nova rotina saudável, ela ressalta o que pode ajudar. “Incluir chás diuréticos como: hibisco, cavalinha, oliveira e dente-de-leão sempre é bom. Muita água, substituir o jantar com um copo de suco verde e comer pequenas quantidades, várias vezes ao dia, é ideal para manter a saúde e a forma”.

Ovo, carne, frango, quinoa, queijo, saladas e frutas é o destaque de qualquer dieta, segundo a profissional. Mas quando o assunto é “elemento proibido”, a nutricionista deixa bem claro. “Sem dúvidas o refrigerante. Esse não é para reduzir a quantidade, é para eliminar por completo”, destaca. 

Cyntia Amorim - Assessoria de Imprensa Itesc Card

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