O uso da máscara e a dificuldade para os deficientes auditivos - Itesc
BLOG ITESC | Dicas de saúde

O uso da máscara e a dificuldade para os deficientes auditivos

Bruna Trevisani - Fonoaudióloga e pós graduada em Audiologia - Credenciada Itesc

O uso da máscara é indicado pela OMS para proteção contra o covid-19. Entretanto, o seu uso trouxe algumas dificuldades para os deficientes auditivos. Pela perda do apoio visual (leitura labial), muitos pacientes estão se queixando da dificuldade de comunicação.

Abaixo listarei algumas dicas para facilitar a comunicação nesses tempos difíceis: .

1) Procure articular bem as palavras, respeitando as pausas entre elas. Quando falamos rápido, alguns sons não são articulados corretamente, correndo-se o risco de “comer” as letras (que nesse caso chamamos de fonemas);

2) Quando falar uma palavra e o ouvinte não entender, repita. Caso ainda assim não houver entendimento, procure trocar a palavra por algum sinônimo. Existem palavras que são mais difíceis, dependendo da configuração da perda auditiva do indivíduo.

3) Utilize gestos com as mãos para enriquecer a comunicação. Existem gestos que são “universais”, como: positivo, negativo, pequeno, grande.... Pode ser uma boa hora para usar a criatividade.

4) Quem possui perda auditiva, ou mesmo que não saiba se possui, mas está encontrando dificuldades nesse momento, sugiro consultar um especialista e se necessário realizar o exame de audiometria para verificar a sua audição . E para os que já utilizam aparelho auditivo, verificar se as regulagens estão em dia, pois de um ano para o outro, a perda auditiva pode mudar e a regulagem deve ser atualizada.

5) Já ouviu sobre “sorrir com os olhos”?! Agora é o momento... é possível expressar muitas emoções com o olhar, facilitando assim o entendimento.

Vamos nos cuidar e juntos venceremos 💞

 

Bruna Trevisani

Fonoaudióloga e pós graduada em Audiologia

CRFa 3 - 10297

Credenciada  Itesc

@brunatrevisanifono

Conheça nosso convênio de saúde!

São mais de 12 mil profissionais credenciados na área da saúde. Conheça todos os nossos benefícios.

Notícias relacionadas - Dicas de saúde

VER MAIS