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Como ter uma alimentação saudável gastando pouco

Liliane Pereira - Nutricionista - Credenciada ITESC

Há quem diga, que ter uma alimentação digna e saudável custa caro. Porém, separei algumas dicas e estratégias para economizar, e  ainda  assim, ter uma mesa farta e saudável.

Primeira escolha: optar por vegetais, frutas e hortaliças da época, porque além de mais baratos, estarão mais nutritivos.

Outra dica, é optar por alimentos regionais, pois assim, além de mais seguro seu preço se torna mais acessível, pois, ali  não  estão embutidos transporte, taxa de importação. O ideal é sempre preconizar a produção local, favorecendo, por exemplo, a agricultura familiar.

E quem vai à feira, o ideal é comprar os folhosos,  por exemplo, em pouca  quantidade e  com maior frequência, assim, evitará um possível desperdício desses alimentos. Uma sugestão é fazer as compras das hortaliças e temperos verdes de duas a três vezes na semana.

E na hora de abastecer o carrinho no mercado,  sempre procurar as promoções, deixando de lado os itens desnecessários, usar o bom senso  sempre, procurar comprar somente o que precisa.

E quanto ao grupo das carnes, que tal  dar a vez ao frango,  aos  cortes suínos e  aos peixes, pois, além de mais  baratos em relação à carne vermelha, apresentam um  baixo teor de gordura em  determinados cortes e um alto valor proteico.

Ah, e claro, uma dica fundamental é manter uma horta em casa, assim, poderá ter acesso a um  produto sazonal, orgânico e de baixo custo.

 

Liliane Pereira

Nutricionista

CRN 3416

Credenciada ITESC

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