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Prevenindo o câncer de mama pela alimentação:

Liliane Pereira - Nutricionista - Credenciada ITESC

 

Muito se tem falado de saúde e prevenção. Esse ano de 2020, com a pandemia, gerou o despertar para a prevenção e manutenção da saúde. E nesse mês do Outubro Rosa, que preconiza a saúde da mulher, venho aqui relatar algumas dicas na prevenção do câncer de mama, relacionadas à alimentação:

Evite alimentos ultraprocessados, descasque mais e desembale menos. Evite o consumo de sucos artificiais e refrigerantes, pois, além do excesso de açúcar em sua composição, são repletos de corantes artificiais, substâncias essas que favorecem o processo de formação de células tumorais.

Alimentos in natura, como frutas, vegetais e hortaliças, são ricos em minerais e em vitaminas, que são potentes antioxidantes que combatem e previnem a formação de possíveis tumores e células cancerosas.

Os  antioxidantes mais conhecidos são os carotenoides (betacaroteno e licopeno) e as antocianinas.

O betacaroteno está presente nos alimentos de coloração amarelo e alaranjados, como  cenoura, acerola, laranja, nos alimentos verdes escuros também, como a couve, espinafre e o brócolis.

E já o licopeno,  está presente nos alimentos de pigmentação vermelho, como o tomate, melancia, morango e nas frutas silvestres como amoras. E as antocianinas, estão presentes nos alimentos de coloração arroxeada, como as uvas, o mirtilo e a framboesa.

A dica é inserir com mais frequência esses alimentos em sua rotina alimentar , porém para não colocar tudo a perder, o segredo é acertar na escolha desses alimentos: prefira os de origem orgânica, pois os agrotóxicos são substâncias favoráveis à formação e ao aumento das células cancerosas.

Alimentos ricos em polifenóis como o cacau e o café podem ser favoráveis na prevenção de células cancerosas. Porém não é para ficar consumindo café e chocolates demasiadamente. Procure consumir no máximo 3 xícaras de café ao longo do dia e se atenha a 25g de chocolate com 70% de cacau.

Vale, lembrar que o consumo excessivo de alimentos com alta densidade calórica, como açúcares e gorduras saturadas, associados ao sedentarismo  e tabagismo, podem favorecer a obesidade, que por sinal é um forte agravante para a prevalência do Câncer de Mama.

Então finalizando, cuide sempre da sua saúde, realize o exame preventivo e previna-se buscando orientação profissional. Regularmente faça seu autoexame, alimente-se melhor, pratique exercícios, hidrate-se com maior frequência... sua saúde agradece!

 

Liliane Pereira

Nutricionista

CRN 3416

Credenciada ITESC

 

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