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Pão, vilão ou aliado da sua dieta?
11/03/2022

Pão, vilão ou aliado da sua dieta?

Saiba como ter consumo saudável com um dos alimentos mais populares e indispensáveis na mesa dos brasileiros.

 

         

          Acusado muitas vezes de ser o “inimigo” da dieta e um dos causadores da obesidade, é inegável que o pão se tornou um dos alimentos mais populares e indispensáveis na mesa dos brasileiros, seja por sua versatilidade, sabor ou até praticidade para um café da manhã, almoço, lanche da tarde ou jantar.

          Contudo, o pão ainda é um assunto muito debatido entre os nutricionistas, endocrinologistas e especialistas fitness, isso porque apesar de ele ser uma ótima fonte de energia, também pode causar uma série de complicações se consumido em excesso.

          Para fazer um consumo saudável desse alimento, basta estar consumindo-o com determinada moderação. Rico em carboidratos, o pão nos fornece uma boa fonte de energia, sendo ótimo para lanches de pré e pós atividade física. Além disso, contribui de forma positiva para a formação da serotonina – responsável por ajudar a regular funções como humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, ansiedade, temperatura corporal e emoções – também é encontrado em sua composição vitaminas do complexo B e no caso dos pães integrais, fibras e minerais.

          Em contraponto, seu consumo em excesso pode gerar ganho de peso, podendo evoluir para quadros de obesidade. Isso porque a farinha, presente em sua composição, possui ações semelhantes ao açúcar, o que pode desencadear diabetes. O mais problemático é o pão branco que não possui nutrientes, já que é composto basicamente de farinha processada. Além disso, o glúten é uma proteína muito presente nesse alimento, o que para os celíacos, é altamente contraindicado.

          Mas calma, ainda é possível fazer um consumo saudável desse produto tão querido pelos brasileiros. Primeiramente, deve-se tomar cuidados com a quantidade de pão em sua dieta. O indicado por nutricionistas é, no caso dos pães integrais, o consumo de duas fatias por dia, já o pão branco, esse não deve ser consumido diariamente, sendo mais recomendado alterná-lo com outros tipos de carboidratos, como aveia, quinua, amaranto, tapioca, batata doce, entre outros.

          Com essas informações, ficou mais fácil entender os malefícios e benefícios do pão. Por isso, a não ser que um médico especialista recomende a retirada desse alimento de sua dieta, não é necessário cortá-lo completamente, basta fazer um consumo moderado dos pães. Entenda que, todo alimento consumido em excessos, não faz bem para a sua saúde.

Fonte:
https://www.grupopaxnacional.com.br/blog/45-beneficios-e-maleficios-do-pao.html#:~:text=Benef%C3%ADcios%20do%20p%C3%A3o&text=O%20p%C3%A3o%20%C3%A9%20um%20alimento,bom%20humor%20e%20bem%2Destar.
https://www.dicasdemulher.com.br/a-verdade-sobre-os-maleficios-dos-paes-a-saude/

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