O valor do leite materno para a saúde | Agosto Dourado

 

O leite materno é considerado pela OMS e a UNICEF como um alimento de padrão ouro de qualidade para os primeiros meses de vida de um bebê.

O Agosto Dourado — mês do aleitamento materno — foi criado especialmente para simbolizar a conscientização e o incentivo à amamentação.

Além de criar um vínculo afetivo entre mãe e bebê, a amamentação é um dos melhores investimentos para o desenvolvimento e saúde infantil. Separamos alguns dos principais benefícios:

Para o bebê
O alimento oferece nutrientes e anticorpos da mãe para o proteger de doenças respiratórias, alérgicas, além de diabetes, diarreia e infecções. O risco de asma e obesidade também é menor em crianças que foram amamentadas nos primeiros meses de vida. Também é importante para dentes fortes, fala e boa respiração.

Para a mamãe
A amamentação após a gravidez reduz as chances de a mãe desenvolver câncer de mama, câncer de ovário e osteoporose. O aleitamento também auxilia a diminuir o sangramento e prevenir hemorragias no pós-parto.

Tempo
O Ministério da Saúde recomenda que o aleitamento ocorra até os dois anos de idade ou mais, mas sendo de alta importância nos primeiros seis meses de vida do bebê.

O Itesc está sempre disponível para você.

Nós sabemos que o período de gestação pode gerar diversas dúvidas, principalmente nas mamães de primeira viagem. É por isso que a Telemedicina do Itesc está sempre disponível para você, é só conversar com um de nossos ginecologistas.

Ainda não é um de nossos afiliados? Clique na aba contato e converse com um de nossos atendentes!

Itesc. Porque a saúde nunca foi tão simples.