Saiba como reconhecer sinais do câncer de próstata

Você sabia que o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum na população masculina no Brasil?

Somente atrás dos tumores de pele, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) tem uma estimativa de quase 72 mil novos casos entre os anos de 2023 e 2025.

E é por isso que a prevenção é tão importante!

 

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Assim como diversos tipos de cânceres, o câncer de próstata tende a ser silencioso. Mas, em alguns casos ele pode dar alguns sinais, fique atento para:

  • Dor óssea;
  • Dificuldade para urinar;
  • Vontade de urinar com frequência, principalmente a noite;
  • Dor ou ardor ao urinar;
  • Sangue na urina ou no sêmen.

 


 

Como é o exame do câncer de próstata?

Os principais exames para detectar o câncer são o PSA e o toque retal.

PSA: É um exame de sangue que tem como objetivo medir o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida na próstata. Níveis alterados podem indicar alterações na próstata.

Exame de toque: O toque retal avalia as características da próstata e possíveis anormalidades. Ao contrário do que muitos pensam, o exame é praticamente indolor — a menos que a próstata esteja com uma grande inflamação —. e o toque dura poucos segundos.

Importante: Um procedimento não exclui o outro, pois há pacientes que têm os níveis de PSA aumentados e não têm o câncer, mas problemas como prostatite. Por isso, é necessário que um urologista avalie o quadro completo do paciente. 

 


 

Preciso fazer o exame do câncer de próstata? 

É aconselhável que os homens acima de 50 anos façam exames anuais para investigar o câncer de próstata. No entanto, se o indivíduo tiver histórico na família, o exame pode começar a ser solicitado aos 40 anos de idade. 

Além disso, estudos já apontaram que os homens negros têm o dobro de chance de desenvolverem a doença. As pessoas que fumam e não se alimentam corretamente também têm mais riscos de ter o problema. 

Por ser um dos tipos de câncer mais perigosos é que a sociedade tem se mobilizado em campanhas do Novembro Azul. A doença assusta mais do que um simples exame que visa a saúde e o bem-estar deles. 

 

O exame não é questão de constrangimento, cuide da sua saúde!